quarta-feira, 29 de julho de 2015

ENTREVISTA DE EMPREGO: Cuidado com o que diz!


 
                           Ainda me lembro da minha primeira entrevista formal de emprego. Não estava nervosa porém nem fazia ideia do que me perguntariam. Cheguei meia hora antes, estava vestida bem discretamente como pedia a ocasião principalmente porque tratava-se de um ambiente hospitalar. O chefe na época era o diretor médico. Eu estava com uma saia de tom escuro, uma camisa clara e sapatos salto médio. Meu cabelo era curto facilitava muito para arrumar. Fui chamada entrar na sala, ainda me lembro do cheiro forte que exalava daquela sala com tantos filmes de RX recém chegadas da câmera escura (lugar onde são reveladas as radiografias e o cheiro, é do revelador)fechei a porta, dei bom dia e  esperei que fosse convidada a sentar-me. Olhei nos olhos sem demonstrar nervosismo e o médico se apresentou e eu também. Apenas dei meu nome. A conversa não se estendeu muito porque o médico não estava acostumado com os requisitos de RH ( Recursos Humanos), ele apenas era chefe do setor e na minha época havia o Departamento de pessoal que fazia os trâmites legais após uma rápida entrevista com o responsável do setor.
                     Hoje as coisas são diferentes! Primeiro passamos por exaustiva espera para que o currículo seja enviado e aguardarmos resposta; segundo passo caso sejamos escolhidos para entrevista, nos prepararmos psicologicamente; tentar alimentar-se levemente na noite anterior, evitar discussões na família de ordem que afetem a tranquilidade, evitar criar expectativas negativas de : acho que não vou me sair bem, acho que estou gorda, magra, acho que sou muito alta ou baixa...
                    Entrevista de emprego não é um matadouro e saibam que aquela pessoa que está ali te preparando para uma dinâmica ( se houver), também já passou por isso um dia e sabe o que você está passando.  Sua roupa deve ser discreta e de acordo com o local, não as use curtas ou com decotes ousados, (a não ser que sua entrevista seja em uma boate, e olhe lá),os rapazes em hipótese alguma usem boné, bermudas ou camisetas com estampas ou sem mangas. Gente, entrevista é uma das primeiras impressões que você deixa. Fale apenas de suas experiências de forma concisa e breve. Nada de falar mal do antigo chefe ou dos colegas. Se não está tão apto mas quer trabalhar... também não diga que : " Eu visto a camisa da empresa e sou pau pra toda obra, ou, " comigo é no tête á tête",você vai se queimar na hora mesmo que seu currículo seja adequado. Nunca diga que deseja a vaga porque está necessitada que tenho filhos pra criar, marido desempregado, mãe doente. Chega de chorumelas! Uma empresa quer um profissional discreto, objetivo, humanizado ( sem ser piegas). Quando terminar a entrevista espere que lhe digam o próximo passo, sem ansiedade. Jamais caia na asneira de ficar perguntando nas redes sociais se " A , B ou C " receberam resposta de tal empresa ou digam coisas negativas, muitas vezes podem estar sendo observados e nada de obter resposta. Cautela gente, em tudo na vida.
                      Desejo que tudo saia bem para quem está a caminho de obter uma vaga tão sonhada!
                      Desejo que respeitem seus novos colegas e não repitam erros do passado e não deixem que façam com vocês também. A melhor convivência no trabalho é chegar pro outro discretamente e mostrar seriedade no que faz, sendo agradável e evitando " disse me disse" .

Laura Garrido
                                        
                          


 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todavia Me Acuerdo De Ti ❤️🖤⏳🏫🕝🕑🕜⌛ Ven y déjate conmover por un romance que atravesó el siglo. Una mansión rodeada de misterios que inv...